Licenciaturas em Portugal

A Licenciatura em Portugal equivale ao que é conhecido no Brasil como cursos de Graduação. Estes cursos seguem a normalização europeia do Tratado de Bolonha, variando entre 3 e 4 anos, sendo que cada ano é dividido em 2 semestres. Uma Licenciatura é composta entre 180 a 240 ECTS.

Na maioria dos casos, o primeiro semestre do curso tem início em setembro e termina em janeiro, existindo depois um período de exames entre janeiro e fevereiro (fase normal e de recurso). O segundo semestre começa em final de fevereiro para terminar em junho, seguido de nova fase de exames. Os Estudantes Internacionais podem, por vezes - normalmente em instituições privadas - candidatar-se a entrar diretamente para o segundo semestre, realizando o curso com desfasamento.

O acesso às Licenciaturas para Estudantes Internacionais é feito através de Concursos Institucionais específicos, sendo utilizado, de modo geral, a nota do ENEM, realizado no máximo há 3 anos.

A obtenção de uma licenciatura corresponde à conclusão do 1º ciclo do Ensino Superior e confere o nível 6 no Quadro Nacional de Qualificações.

Curso Tipo Vagas Observações
9218 - Protecção Civil
4277 - Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração
Tipo: Particular Politécnico Vagas: - Pedir Análise