Visão geral do processo para estudar em Portugal

19 Agosto 2019

Depois de terminares o Ensino Médio (em Portugal, Ensino Secundário) e já teres a nota do ENEM, podes começar a dedicar-te ao passo-a-passo do processo de mudança para estudar em Portugal.

Aqui deixamos-te uma visão panorâmica sobre as ações a fazer e documentos que tens de pedir ainda no Brasil e, numa última fase, depois de aterrares em Portugal.

Procurar cursos, instituições e cidade para viver

Usa o nosso site para procurares os cursos que mais te interessem. A nossa base de dados aprensenta uma breve descrição, saídas profissionais e plano de estudos. Não te esqueças também de que esta pesquisa está relacionada com a cidade onde queres viver; a Instituição de Ensino Superior (IES) que ministra o curso que queres também pode ter influência na tua tomada de decisão.

Candidatura às IES

Depois de teres escolhido os cursos/instituições que mais te agradam, poderás fazer a candidatura à mesma. Para isso tens de ter contigo uma cópia do teu passaporte, declaração de honra, declaração de notas do ENEM, certificado de ensino médio e histórico escolar.
Ao candidatares-te aos cursos, haverá uma taxa de candidatura, que terás de pagar independentemente de seres aceite ou não. Por isso, fala connosco para te ajudarmos neste processo, evitando que gastes mais dinheiro.

Pagamento de taxa de matrícula

Caso tenhas sido aceite em uma das instituições ou na instituição a que te candidataste, terás de tratar da tua matrícula. O primeiro passo, ainda nao Brasil, é o pagamento de uma taxa de matrícula.

Requerer do PB4 e trata do Seguro Internacional de Viagem

O Certificado de Direito à Assistência Médica é um convénio entre Portugal, Brasil, Itália e Cabo Verde, e funciona como Seguro Saúde nos quatro países. Vai ser necessário para poderes pedir o Visto. Vê neste artigo como fazer o requerimento do PB4.

O Seguro Internacional de Viagem é obrigatório para entrar na Europa e deve cobrir pelo menos 30 mil euros em despesas. Sabe mais aqui.

Pedido de visto 

Agora que já sabes onde vais estudar, terás de tratar de reservar um alojamento, pois isso e fundamental para te ser garantido o Visto de Residência para fins de Estudo. Ainda no Brasil, no Consulado de Portugal, deves submeter outros documetos pedidos.

Em alguns casos, é possível ter autorização de residência sem o Visto de Estudante. Sabe como aqui. 

Validação de documentos

Depois de teres todos os documentos necessários, há que validá-los com Apostila de Haia (trata-se de um selo/carimbo que reconhece os documentos como oficiais e legais para serem usados entre países). 

Comprar viagem

Em ordem cronológica, este passo encaixa na presente ordem. Contudo, poderá ser necessário que já tenhas uma viagem comprada ou pelo menos uma data prevista em alguns dos passos anteriores, de forma a garantir que vais mesmo viajar para Portugal. Assim sendo, não compres nenhuma viagem até que te seja expressamente exigido ter uma passagem de avião já adquirida. Se não for exigido, compra apenas quando já estiver tudo tratado. Mas tem atenção: quando mais tarde comprares, mais caro pode ficar o bilhete.

Chegada a portugal

  • Pedir o Número de Identificação Fiscal (NIF). Sabe aqui como.
  • Ir ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para tratar da autorização de residência para fins de estudos.
  • Registo no Centro de Saúde para ter Cartão de Utente.