Estudar na Europa: O que são os ECTS?

8 Agosto 2019

Ao olhar para o plano de estudos de um curso ou mesmo pesquisando sobre as licenciaturas e mestrados em Portugal, é normal surgir muitas vezes a sigla ECTS (European Credit Transfer System). Este sistema europeu traduz em créditos (números) o trabalho, tempo e esforço dedicado por um estudante em determinada Unidade Curricular (UC). Cada UC, popularmente conhecida como "cadeira" tem um valor de ECTS atribuído.

Para terminares com êxito um ciclo de estudos, tens de ter aprovação a um certo número de créditos. Um ano de formação corresponde a 60 ECTS e um semestre a 30. Para as licenciaturas, os números de ECTS que aluno tem de ter amealho para poder obter o grau de licenciado é de 180 ECTS, ou seja, 60 x 3, caso seja uma licenciatura de 3 anos.

Já um curso de 2.º ciclo, isto é, Mestrado ou Mestrado Integrado, significa, no caso do primeiro, 1,5 ou 2 anos x 60 ECTS por semestre: 90 a 120 ECTS; nos Mestrados Integrados, é a soma da licenciatura (3 ou 4 anos) com o mestrado (2 anos), ou seja: número de semestres x 30 ECTS cada semestre: entre 300 3 360 ECTS.

Por fim, o Doutoramento corresponde aos créditos obtidos entre 6 e 8 semestres, isto é, 180 a 240 ECTS; porém, o número varia muito consoante a instituição de ensino superior.