Estudar em Portugal, uma aposta ganha na educação para muitos brasileiros

8 Agosto 2019

A tendência tem vindo a confirmar-se e é possível dizer que já não se trata de uma moda mas sim de um movimento permanente: muitos brasileiros pretendem escolher Portugal como país para se formarem académica e profissionalmente. E há muitas razões para isso, sendo que grande parte delas não diz apenas respeito à mais-valia do ensino em Portugal.

Primeiro, podemos elencar situações estruturais portugueses que são apelativas para os brasileiros, como a proximidade histórica e linguística - sendo que há algumas palavras e expressões que te vamos ensinar para uma melhor adaptação; a baixa criminalidade, sistema político estável, o acesso indiscriminado ao sistema nacional de saúde (SNS) e a coesão territorial e proximidade de grandes cidades europeis também são outros factores a ter em conta. Mas vamos a números!

No ano lectivo anterior, 2018/19, o número de estudantes estrangeiros, especialmente brasileiros, interessados em estudar em Portugal aumentou em 22%. Já este ano, a primeira fase de acesso ao ensino superior, ter terminou na passada terça-feira, dia 6, mostrou um aumento generalizado de candidaturas internacionais de 36%.

Com base nas evoluções dos últimos anos, prevê-se que a procura de estudantes internacionais continue a aumentar até ao final outubro, quando terminam as colocações de alunos estrangeiros.